quinta-feira, 4 de março de 2021

Dr. Lídio Neto, Farmacêutico pesquisador assume direção geral do Lacen


Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Tomou posse nesta quinta-feira, 4 de março, como novo diretor geral do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no Maranhão, o farmacêutico bioquímico Lídio Gonçalves Lima Neto. O profissional já integrava a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e atuava no laboratório, na área específica de biologia molecular.

“É desafiador mas estamos preparados sim para essa nova jornada. Antes estávamos muito envolvidos com diagnóstico molecular, que é um setor especifico e o Lacen é mais complexo, porque envolve análise de água, microbiologia e diagnóstico molecular. Temos uma equipe altamente qualificada e de capacidade, com mestres e doutores no quadro e somado ao investimento que o Estado fez em equipamentos e estrutura, temos agora um local referencia em diagnostico molecular no Maranhão”, afirmou Lídio Gonçalves Lima Neto.

O novo diretor explicou também que o Lacen-MA em parceria com a FIOCRUZ e o IEC estão realizando uma vigilância genômica do SARS-CoV2, com o objetivo de identificar as variantes do virus que estão circulando no MA. O momento da posse foi acompanhado pela gerente em Gestão Hospitalar da Emserh, Nara Adriana Torres.

“É de suma importância essa transição que estamos fazendo devido ao aumento do numero de pacientes positivos hoje dentro do estado e com isso estamos estabelecendo novas estratégias para melhorar o acesso da população a esses testes. E o Lacen tem é suma importância nesse contexto de diagnóstico da Covid 19. Hoje temos o diagnóstico laboratorial padrão ouro que é o PCR e isso é essencial para todas as nossas unidades hospitalares”, disse a gerente de Gestão Hospitalar.

Lídio Gonçalves Lima Neto possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2005-2007) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2008-2011). Foi aluno visitante da University of Illinois at Chicago, EUA em 2009. Tem experiência em Biologia molecular aplicada a imunologia, e bacteriologia e virologia médica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Joselândia: Alô Ministério Público! Falta merenda nas escolas municipais...

  Alô Ministério Público!  O descaso na administração do pior prefeito da história de Joselândia, O Lamparina Apagada, vai além do esperado....