segunda-feira, 6 de julho de 2020

Crônica de Dr. Nelson Jonas: " Julho é o novo Agosto, assim como 2020 é na verdade: 2000"



       Quando criança, escutava muito dos mais velhos que “Agosto era o mês do desgosto”.

- Cuidado, mês de Agosto, morre muita gente - diziam eles. Afirmavam também, que em 2000 o mundo ia acabar, mais tarde, na década de 90, com o início da era da informática e digitalização, os especialistas falavam muito no “Bug” do milênio que ocorreria na virada de 1999, segundo eles, os algoritmos iriam entender 2000 como 00 e todo sistema bancário e tecnológico entraria em colapso, um novo Apocalipse ou Armagedom dignos de filme de ficção científica. Como sabemos, o Mundo não acabou em 2000 e esse ano, pela quantidade  de tragédias em nossa cidade no mês de Julho, Agosto também perdeu seu posto de pior mês do Ano.


       Geralmente, associamos a morte por doenças à pessoas mais velhas e com comorbidades, já a morte de pessoas mais jovens e sadias com acidentes ou fatalidades, daí a surpresa  quando um homem jovem e sadio falece, é como um filme que termina sem sentido e você se pergunta : “Eu passei 2 horas assistindo isso pra terminar assim?”
       Deveria existir uma lei: “Cada vida que você ajudasse a salvar, você acrescentaria 1 ano na sua.” Se essa regra valesse, *Dr. Gildásio* não partiria tão cedo.
       A vida tem seus mistérios e paradoxos.
Como alguém que já ajudou a salvar tantas vidas, intervindo diretamente através de seu conhecimento e amizade, falece  justamente por falta de Saúde?
       É como um peixe que morre de sede ou afogado, como um nutricionista gordo, um engenheiro cuja casa caiu por falta de alicerce, um dentista com mau hálito, um médico que fuma, um Professor que escreve errado, um contador que não sabe fazer cálculos, um açougueiro vegetariano, um marinheiro que não sabe nadar ou um orador gago.
       É estranho, os amigos e familiares ficam sem entender o que Deus quer dizer com isso, na verdade, tenho uma teoria: São Lucas, o evangelista que era médico e escreveu Atos dos Apóstolos e o Evangelho que tem seu nome, precisava de um especialista em Saúde, para ajudá-lo no céu.
       É amigo! O último aprendizado da vida custa caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário